Com mais de 17,8 mil novos postos de trabalho em setembro, Estado acumula mais de 113 mil empregos criados desde janeiro de 2023
Pernambuco segue liderando a criação de empregos no Nordeste, registrando um saldo positivo de 17.851 postos de trabalho em setembro, de acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Estado consolidou-se como o terceiro maior gerador de empregos do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde o início da atual gestão, em janeiro de 2023, Pernambuco alcançou a marca de 113.062 novos empregos.
"Esses números reforçam a nossa posição como o maior gerador de empregos no Nordeste, com quase 18 mil postos criados apenas em setembro. A expansão no emprego é reflexo dos investimentos que estamos fazendo para fomentar o consumo e a renda no Estado", destacou a governadora em exercício, Priscila Krause.
A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, afirmou que o governo tem intensificado o suporte a empresas e trabalhadores para impulsionar o ambiente de negócios local. "Esse apoio se traduz em eventos como o Feirão de Empregos, que vamos realizar novamente no Recife, com o objetivo de conectar empresas e cidadãos em busca de novas oportunidades", explicou Aires.
Todos os setores produtivos em Pernambuco registraram crescimento no mês, com destaque para a Indústria (6.786 novos empregos), Serviços (4.823) e Agropecuária (3.415). A indústria de transformação, particularmente no setor de alimentos, foi um dos grandes responsáveis pela alta, gerando 4.167 empregos em setembro.
Esses dados indicam a recuperação e o fortalecimento da economia pernambucana, que, além de fomentar o mercado de trabalho regional, fortalece o consumo e o desenvolvimento local.