votação
Em 08 de Outubro de 2024 às 10:30
Votar é vivenciar a democracia de forma plena. A fim de garantir esse direito aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Pernambuco, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) viabilizou, juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), neste domingo (6), seções eleitorais dentro de unidades socioeducativas de internação para as eleições municipais de 2024. Ao todo, 38 socioeducandos e 25 agentes socioeducativos e funcionários votaram no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina e no Case Cabo de Santo Agostinho.
“Muitos jovens chegam aqui na unidade sem o título de eleitor e o Eixo Cidadania fez uma articulação muito importante para emitir os títulos dos jovens”, explica a coordenadora técnica do Case Cabo de Santo Agostinho, Ravenna Martins. Além disso, Ravenna conta como foi a preparação para o pleito: “uma semana antes, trabalhamos com os jovens explicando a função e importância do vereador e do prefeito para o município”.
O jovem M.A., de 18 anos, descreve o sentimento de votar pela primeira vez: “eu me senti importante e achei muito bom, porque estou exercendo o direito do cidadão e votei em pessoas que acredito que poderão trazer melhorias para nossa cidade”, conta.
Para que seja possível votar em uma unidade socioeducativa é necessário que ao menos 20 eleitores peçam transferência para a seção na unidade. Inclusive, funcionários e agentes socioeducativos podem transferir o título temporariamente para a unidade para alcançar a meta de eleitores. Quando não é possível que a seção eleitoral aconteça nas unidades de internação, os socioeducandos que possuem título justificam.