Na última terça-feira (10), 49 socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo e Centro de Internação Provisória (Case/Cenip) Garanhuns, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), participaram de um dia de saúde na unidade. A ação teve a parceria da Faculdade Integrada Cete (FIC) por meio da participação de 35 estudantes e professores na promoção de atendimentos clínicos aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Durante o momento, foram oferecidos atendimentos como medição de glicose, exames físicos e aferição da pressão arterial, cardíaca e respiratória. Os adolescentes também receberam avaliação dermatológica, instruções sobre hábitos saudáveis e orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis e como preveni-las através de métodos contraceptivos.
Segundo a coordenadora geral da unidade, Paula Cibelle, os adolescentes terem acesso a esse atendimento é uma experiência. “É o direito à saúde sendo proporcionado para esses jovens em momento importante de conscientização e cuidado com o corpo e a mente”, pontuou a gestora.
Para a professora e coordenadora do curso de enfermagem da FIC, Lívia Rodrigues, é gratificante contribuir para a garantia do direito à saúde para os jovens: “nós acreditamos que a saúde é um direito de todos e a promoção da saúde entre os adolescentes é fundamental para que a gente consiga construir um futuro mais saudável”, explica a professora.
Essa ação é viabilizada pelo Eixo Cidadania da Funase e é o terceiro mutirão de saúde fruto de uma parceria firmada em março deste ano entre a instituição e a FIC. Além de beneficiar os socioeducandos através da promoção de bem-estar físico, emocional e social, também beneficia os estudantes da FIC que recebem uma experiência didática e colocam seus conhecimentos em prática.